- Comparar preços
Na hora de comprar online, eu sempre tenho em mente aquele ditado de que "quando a esmola é demais, o santo desconfia", mas nem por isso temos que deixar de pesquisar pelos melhores preços. Para fazer isso, uma dica super simples (mas que eu descobri há pouco tempo, haha!) é procurar pelo produto na aba Shopping do Google. Lá o próprio site fará uma relação das lojas que comercializam o item, elencando-as da mais barata à mais cara. Legal, né?
Aí sim, depois de ter encontrado o site com a opção mais em conta, podemos começar a verificar a autenticidade dele.
- Endereço e telefone fixos, CNPJ...
É super importante verificarmos se a loja em que estamos pretendendo comprar realmente "existe" e está dentro da lei. Para isso, ela deve divulgar seu endereço, telefone e CNPJ em lugares bem visíveis no site (geralmente eles estão na parte inferior) para que qualquer cliente possa entrar em contato e/ ou confirmar sua autenticidade através do site da Receita Federal.
Ao digitar informações pessoais na internet temos que ter certeza absoluta de que o site no qual estamos fazendo isso é 100% seguro e não vai sair utilizando ou divulgando nossos dados. O problema é que ter "certeza absoluta" disso é sempre muito difícil, mas podemos nos guiar por avisos na página que nos reafirmem sua segurança, como esse banner assinalando Site Blindado e sua audição. Alguns sites também apresentam um cadeadinho amarelo, que ficam na lateral direita da barra de endereços.
- Sistemas de Pagamento
Aceitar PayPal e PagSeguro como forma de pagamento já é uma garantia a mais de que o nosso dinheiro não será perdido. Esses sistemas de pagamento são externos, ou seja, intermediam a transação entre o cliente e a empresa e garantem que o seu dinheiro só cheguará às mãos do vendedor após 15 dias da data de compra. Se você não receber o produto até a data marcada, pode informar ao PagSeguro (ou PayPal, ou qualquer que seja o sistema) e eles reterão o dinheiro. Esses programas, no entanto, são mais comuns em e-commerces internacionais, e a ausência deles em muitas lojas online brasileiras não significa que elas não sejam confiáveis.
- Redes Sociais, Reclame Aqui...
Vasculhar as redes sociais da empresa é muito útil na hora de verificar sua popularidade e seu relacionamento com os clientes. Se a empresa não é ativa nessa área e/ ou não interage com seus seguidores, é muito provável que tenha algo errado aí.
Saber como foi a experiência de quem já comprou alguma coisa do site também é uma boa ideia. Por isso vale "catar" o perfil dessa pessoa ou procurar em sites específicos, como o Reclame Aqui, que reúne todas as críticas e avaliações dos consumidores sobre determinada empresa.
E esses são os passos que eu sigo quando estou na dúvida, gurias! Espero que ajude vocês também, e caso souberem de outras maneiras mais "eficazes" ou complementares compartilhem comigo aqui nos comentários, tá?
Ah! Para descobrir vários sites bacanas e confiáveis também vale ficar de olho aqui nos posts do blog, porque vocês sabem que sempre dou diquinhas de onde comprar as peças e produtinhos que agente gosta (digitem "onde comprar" na busca aqui do blog para ler os e-commerces que já indiquei).
Beijinhos!
PS: para compras online internacionais a burocracia é muito maior e o cuidado deve ser redobrado, por isso vou falar sobre isso em outro post, ok?
Essa dica é de suma importancia...adorei!
ResponderExcluirwww.guriachique.com
Que bom :) Bjs
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirminha dica é: reclame aqui
ResponderExcluiresse site é o melhor pra verificar a confiabilidade!
amei *-* a sua dica do google pra comparar, eu sempre uso o buscapé!
Reclame Aqui é muito útil, né? E eu sempre esqueço do Buscapé, acredita :( hahaha Mas o Google super quebra o galho! Bjão
Excluir